Famosos com perda auditiva

Apesar da fama, eles também estão suscetíveis a problemas auditivos e, como qualquer pessoa, superaram suas limitações para viver uma vida saudável

 

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), de 2015, apontam que no Brasil existe um total de 28 milhões de pessoas com surdez. Nos Estados Unidos, aproximadamente 48 milhões de pessoas possuem algum tipo de deficiência auditiva, e as celebridades também não escapam desses índices.

Seja por predisposições genéticas ou pela exposição constante ao barulho – principalmente no caso dos músicos – os famosos de Hollywood também podem conviver com sua perda auditiva, superando limitações e vivendo uma vida saudável. Com tratamento adequado e acompanhamento médico, qualquer um tem essas chances.

Conheça cinco famosos que possuem perda auditiva:

 

Whoopi Goldberg

Vencedora do Oscar e apresentadora do programa norte Americano “The View”, Whoopi tem sessenta anos e usa aparelhos auditivos. Seu diagnóstico atribui a perda auditiva a anos de música alta e descuidos. Ela falou sobre isso publicamente em 2015: "Pare com os volumes ensurdecedores porque não poder ouvir é um pouco desagradável. Posso dizer-lhe isso através da minha experiência (...)".

 

Rob Lowe

Após casos de caxumbas não diagnosticadas quando Rob era apenas um bebê o deixaram completamente surdo na orelha direita. Ele conta que os restaurantes barulhentos o fazem desconfortável. Ele disse ao jornal Pittsburgh Post-Gazette:

Eu vivo em um mundo mono. Eu queria poder ouvir em estéreo. Mas além disso, não penso em minha perda auditiva.

 

Halle Berry

A também vencedora do Oscar e vítima de violência doméstica há cerca de 20 anos, Halle Berry, perdeu 80% de sua audição quando em um dos episódios de agressão sua orelha esquerda foi atingida repetidamente pelo ex-namorado. Ela fala abertamente sobre sua perda de audição, pela conscientização da violência contra a mulher.

 

Pete Townshend

Famoso por suas composições e participação icônica como guitarrista da banda The Who, Pete é portador de perda auditiva e zumbido há anos. A sucessão de shows, sessões de rock regados a megadecibéis, e uso prolongado de fones de ouvido foram diagnosticados como a causa. Um fato curioso, que provavelmente influenciou neste quadro, foi seu colega de banda, Keith Moon, ter armado uma explosão ensurdecedora em seu set de bateria ao final de uma aparição de 1967 em The Smothers Brothers Comedy Hour.

 

Jane Lynch

Muito reconhecida por seu papel na série musical de TV Glee, ela não percebeu seu déficit auditivo até os sete anos de idade. Provavelmente oriunda de uma febre alta quando bebê, a perda auditiva de Lynch foi descoberta de forma inusitada: “Meu irmão estava mudando seu rádio transistor de uma orelha para outra", ela explica em Happy Accidents. "Eu disse: 'Você não pode fazer isso. Só se pode ouvir por uma orelha.' E ele disse: 'Não, eu posso ouvir pelas duas!' "


Comentários (0)


Deixe um comentário