Anemia pode estar relacionada à perda auditiva

Estudo publicado pela revista JAMA Otolaryngology – Head & Neck Surgery e realizado pela Pennsylvania State University College of Medicine (EUA) mostrou que pessoas com anemia por deficiência de ferro têm mais que o dobro de chance de desenvolver deficiência auditiva do que as pessoas sem essa deficiência.

No estudo, os pesquisadores analisaram mais de 300 mil adultos com deficiência auditiva entre 2011 a 2015. Os adultos eram de 21 a 90 anos de idade, com uma média de 50 anos. Dentre eles, 56,6% eram mulheres, e 43,4% homens. Pela pesquisa, percebeu-se que os riscos de deficiência auditiva neurossensorial em pessoas com anemia por deficiência de ferro eram 82% mais elevados do que entre pessoas sem essa enfermidade. Já o risco de deficiência auditiva mista (uma combinação de deficiência auditiva neurossensorial e deficiência auditiva condutiva) era 240% mais elevado do que para as pessoas sem anemia por deficiência de ferro.

O estudo mostrou que há uma relação entre deficiência auditiva e anemia por deficiência de ferro. O estudo não provou que uma deficiência causa outra. De acordo com especialistas, é pesquisas adicionais são necessárias para entender melhor os possíveis vínculos entre as deficiências.

 

Fonte: deficienciaauditiva.com.br

Imagem4

 


Comentários (0)


Deixe um comentário