Dúvidas frequentes

O que é uma perda auditiva?
É a dificuldade em ouvir os sons do ambiente, assim como a fala das pessoas.

Quais são os sinais da perda auditiva?
- Dificuldade em ouvir em ambientes ruidosos e com várias pessoas falando ao mesmo tempo;
- Deixar o volume da televisão ou rádio muito alto, a ponto de incomodar o resto dos familiares;
- Solicitar mais de uma vez para que as pessoas repitam o que disseram;
- Sentir que as pessoas não tem boa dicção ou que murmuram;
- Dificuldades de ouvir quando ao telefone;
- Não atender aos toques de telefone ou campainha por não ouvi-los tocar.

O que causa a perda auditiva?
Várias podem ser as causas da perda auditiva. Entre as mais comuns estão:

- Exposição excessiva à barulhos ou ruídos intensos;
- Hereditariedade;
- Processo natural de envelhecimento;
- Alguns tipos de medicamentos;
- Algumas doenças.

O que é a presbiacusia?
A presbiacusia é a perda auditiva relacionada ao envelhecimento. As pessoas com presbiacusia apresentam uma diminuição da sensibilidade auditiva, assim como da inteligibilidade da fala, o que leva a pessoa a ter dificuldades na comunicação com os demais.

Como evitar problemas de audição? O que devo fazer para evitar a perda auditiva?
Na fase da adolescência ou adulta, devemos evitar a exposição a ruído intenso (fazer uso de protetores auriculares), não introduzir objetos pontiagudos no conduto auditivo e evitar a automedicação.

Problemas de audição podem ser maiores em idosos?
Sim, pois os idosos com perda auditiva sofrem com os fatores que comprometem tanto suas relações comunicativas ( diminuição da sensibilidade auditiva e redução na inteligibilidade de fala), quanto aos aspectos não auditivos.

Como saber se meu filho tem perda de audição?
Observe as reações de seu filho frente aos sons : assusta-se com sons intensos, procura a fonte sonora, sorri quando ouve sua voz, reage ao ser chamada pelo nome e/ou repete palavras ou sons. Cada resposta variará conforme a idade da criança. Caso note que há algo diferente em relação à audição de seu filho procure o mais rápido possível o pediatra.

O que são aparelhos com molde no ouvido?
Estes aparelhos são denominados retroauriculares , são usados atrás do ouvido e conectados a moldes de ouvido. São indicados para todos os tipos de perda auditiva, de grau leve a profundo, e estão disponíveis em variados estilos, desde mini retroauriculares a super potentes.

Como é feito o molde no ouvido?
O fonoaudiólogo coloca uma massa especial de silicone no canal auditivo. Por meio desta pré-moldagem é realizada a confecção do molde com as medidas que seguem a anatomia do ouvido do usuário.

Para que serve o tampão auditivo?
O tampão auditivo é indicado para minimizar a entrada de água (no banho ou natação) no conduto auditivo em casos de indivíduos que possuem um histórico de infecções auditivas, ou também como protetor auricular para profissionais que trabalham expostos a ruído.

O que fazer quando se suspeita de perda auditiva?
Ao suspeitar de perda da audição, é recomendado procurar um profissional fonoaudiólogo para a realização de testes auditivos. Para esses testes, que são simples e indolores, utiliza-se um instrumento chamado Audiômetro, o qual determinará qual o tipo e o grau da perda auditiva, indicando inclusive, se for o caso, o tipo de aparelho auditivo mais indicado.
Neste processo, cada ouvido é testado individualmente com fones. A percepção dos sons assim como o entendimento da fala são também avaliados.

Como funcionam os aparelhos auditivos?
É um sistema eletrônico que amplifica os sons, tornando-os audíveis para as pessoas que sofrem de algum tipo de perda da audição. Os aparelhos possuem três componentes básicos: microfone, amplificador e receptor.
O microfone capta as ondas sonoras convertendo-as em sinais elétricos. O amplificador, como o próprio nome diz, amplia estes sinais recebidos, e o receptor os converte, novamente, em ondas sonoras que serão enviadas para dentro do ouvido.

Como adquirir um aparelho auditivo?
Procure sempre um serviço especializado para seleção e adaptação dos aparelhos auditivos. Consulte um fonoaudiólogo, pois ele quem indicará o modelo de aparelho adequado ao seu caso.

É possível escolher o formato do aparelho auditivo?
O formato ou estilo de aparelho será determinado de acordo com ao grau (nível) da perda apresentada. O fonoaudiólogo, após a realização de uma avaliação auditiva, é quem poderá identificar quais estilos são adequados à sua perda e às suas necessidades.

Quais são os tipos de aparelhos auditivos?
Os aparelhos auditivos são basicamente classificados pelo modelo e a tecnologia que apresentam e são indicados conforme o tipo e grau da perda auditiva, além das dificuldades relatadas pelo indivíduo. Os modelos podem ser:

- CIC (completally in the chanal) ou micro canal – o menor de todos os aparelhos auditivos, quando em uso, fica praticamente invisível dentro do canal auditivo.
- ITC (intracanal): ocupam o canal auditivo e também uma pequena parte da concha. Ideal para situações em que os modelos menores não são recomendados.
- Retroauricular ou BTE: são colocados atrás da orelha e necessitam de molde ou podem ser de adaptação aberta (utiliza-se um tubo conector que dispensa o molde)

Por que é indicado o uso de aparelhos nos dois ouvidos?
O paciente conseguirá um melhor aproveitamento com os dois aparelhos, pois aproximadamente 80% dos casos de perda auditiva ocorrem nos dois ouvidos.
Chamamos isso de adaptação binaural. Pesquisas confirmam os inúmeros benefícios da adaptação binaural:

- som equalizado;
- mais natural;
- melhor compreensão da fala, principalmente em ambientes ruidosos;
- melhor localização da fonte sonora, entre outros.

O que posso esperar do aparelho auditivo?
A audição perdida não é restaurada pelo aparelho. Ele melhora o entendimento de fala, pois o paciente ouvirá os sons de forma clara, coisa que outrora não conseguia, além de torná-lo mais presente no dia a dia dos familiares, já que consegue participar da vida social sem a necessidade de isolar-se pela falta de audição.

É difícil cuidar do aparelho auditivo?
Não. Alguns cuidados devem ser seguidos para se obter uma melhor performance e durabilidade de seu aparelho auditivo. Mantenha o seu aparelho auditivo longe da água, umidade e calor. Limpe-o com lenço de papel ou pano seco, nunca utilize álcool ou produtos de limpeza. Evite situações que exponham o aparelho a fortes impactos (quedas) e retire o aparelho auditivo antes de: tomar banho, aplicar tinturas ou spray nos cabelos, entrar em campos magnéticos fortes ou de alta frequência (ex: equipamentos médicos) e exposição direta a raio X. O uso do desumidificador é recomendável . Siga sempre as orientações dadas por seu fonoaudiólogo.

Por que escolher aparelhos auditivos da Siemens?
Com reconhecimento mundial, a Siemens, uma é uma empresa alemã que está há mais de 130 anos liderando no ramo de aparelhos auditivos. Ela desenvolve e fabrica os seus aparelhos com a mais alta tecnologia disponível. Continua inovando para garantir a evolução dos nossos produtos e adicionar conforto ao estilo de vida de todos os nossos clientes independentemente das suas necessidades.

A Siemens desenvolve e fabrica aparelhos auditivos para distribuição por meio de suas Revendas Licenciadas e parceiros selecionados, os quais oferecem serviços e suporte aos consumidores em concordância com as regulamentações e leis vigentes. Os aparelhos auditivos Siemens são equipamentos médicos e não apenas equipamentos eletrônicos.

A Pró-ouvir, juntamente com a Siemens, disponibiliza ao mercado de audiologia equipamentos de última geração. Os aparelhos são ajustados de acordo com a necessidade de cada usuário.

O que só a Siemens oferece aos usuários?
Os aparelhos Siemens possuem alta tecnologia. Oferecem ao usuário:

- Aparelhos auditivos com até 48 canais e extensão de frequência até 12KHz.
- Aparelhos à prova d’água.
- Aparelhos recarregáveis.
- e2e wireless 3.0 para uma características binaural superior.
- Conectividade sem fio .
- O touchControl App permite que você troque os programas de seu aparelho auditivo, ajuste o volume e os sons agudos e graves pelo seu smartphone.
- Gerador de som com quatro sinais de terapia por ondas de oceano e cinco sinais de terapia estáticos predefinidos,para tratamento de zumbido.
- Controle de volume automático ou programável;
- Opções de programas;
- Supressor de ruídos;
- Microfone direcional adaptativo automático;
- SpeechFocus(mapeia o ambiente constantemente e foca na direção de quem está falando);
- Conectividade (com TV,telefones,celular e equipamentos de áudio como MP3);
- Autophone (bobina telefônica automática);
- Gerenciamento de fala e ruído(atenuação automática de ruído e ênfase na fala em ambientes com ruído ,como festas);
- Controle automático de microfonia;
- SoundBrilliance;
- SoundSmoothing™ (atenuador de sons intensos);
- TruEar e e2e wireless (ajustes sincronizados entre os dois aparelhos de forma automática e melhor localização sonora);
- DataLearning™ (o aparelho se ajusta automaticamente às preferências do usuário).
- Qual o valor de um aparelho auditivo?
- Os preços variam de acordo com a tecnologia incorporada nos aparelhos auditivos, as opções selecionadas e os serviços inclusos com a compra. Seus aparelhos auditivos irão depender do seu tipo de perda auditiva e necessidades específicas. O fonoaudiólogo irá informar qual a melhor opção para cada caso.

Na Pró-Ouvir todos os clientes só efetuam a compra de um aparelho auditivo após experimentá-lo no seu dia a dia sem custo e sem compromisso para que dessa forma possa tomar a decisão mais segura em relação a tecnologia que lhe trará maior beneficio.

Além do processo de decisão tecnológica, a Pró-Ouvir oferece parcelamento próprio sem juros em até 12 vezes,bem como planos de financiamento que possibilitam o parcelamento em até 60 meses.

O que considerar ao adquirir um aparelho auditivo?
Em primeiro lugar, saber se:

- O profissional é um fonoaudiólogo;
- Se tem especialização em aparelhos auditivos;
- Se é representante de alguma marca;
- Se mantém clínica na cidade.
- Se o acompanhamento fonoaudiológico será permanente.

Em segundo lugar, saber se a marca oferecida por ele:

- É uma marca consagrada e que se possa confiar;
- Se oferece suporte técnico e especializado;
- Se tem garantia,seguro e assistência técnica.

Uma adaptação mal feita, por profissionais sem experiência e ou com aparelhos de baixa qualidade que amplificam somente barulhos altos,podem causar desconforto,desistência e até mesmo maior perda de audição.

É fundamental o paciente entender que ele precisará de um excelente respaldo no pós venda, de uma empresa que garanta toda assistência e tecnologia de ponta, assim como um profissional treinado que possa acompanhá-lo sempre.

Quanto tempo dura a pilha de aparelho auditivo?
A durabilidade da pilha varia conforme as horas de uso, dos recursos do aparelho auditivo e do tamanho da pilha.

Sempre se utilize de pilhas de boa procedência (marcas reconhecidas), especiais para aparelho auditivo e com tecnologia de Zinco-Ar.

Somente a Siemens possui a opção nos seus aparelhos de pilha recarregável.

Existe aparelho auditivo sem pilha?
Os aparelhos auditivos necessitam de pilha para funcionarem, pois é ela que fornece a energia.

Somente a Siemens tem aparelhos recarregáveis que não necessitam troca de pilhas.

Quero agendar minha avaliação gratuita.
AGORA!
Nós entramos em contato